ALERTA:
1.
PROTEGER ANIMAIS NÃO É PROFISSÃO; É UM ATO VOLUNTÁRIO DE DOAÇÃO DE AMOR,
TEMPO E DINHEIRO.
2.
VERIFIQUE OS ANTECEDENTES DE QUEM SE DIZ PROTETOR.
CARTILHA:
1. EXIJA
RECIBO PARA QUALQUER DOAÇÃO MATERIAL OU MONETÁRIA.
2. PEÇA
TRANSPARÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS CAPTADOS.
3. TODO
DOADOR TÊM O DIREITO DE CONHECER ONDE OS RECURSOS ESTÃO SENDO
DESTINADOS.
Maus-tratos
a animais é crime previsto em Lei federal nº 9.605/98 artigo 32º. Não se omita,
denuncie.
ANIMAL NÃO SE COMPRA; ADOTE UM ANIMAL DE RUA
temos para adoção na Clinica Veterinária
Esquilo (3453-5509) ou vários animais NO CCZ
(3456-1872)
ADIA - Associação de Defesa dos
Direitos dos Animais
CNPJ 03.106.778/0001-78
Reconhecida de Utilidade Pública, através de Lei nº 2.209/ de 03 de Setembro de 2.001.
CNPJ 03.106.778/0001-78
Reconhecida de Utilidade Pública, através de Lei nº 2.209/ de 03 de Setembro de 2.001.
A Associação ADIA é uma entidade sem fins lucrativos, apolítica e independente,que surgiu em Peruibe/SP com o firme propósito de zelar pela vida animal. Contrária à adoção antiquada e desumana das carrocinhas e a matança indiscriminada de cães e gatos que perambulam pela cidade. A ADIA defende a posse responsável e cobra das autoridades competentes o respeito e a observância da legislação pertinente.
Desde a sua fundação em março de 1999, a ADIA defende e socorre animais domésticos ou silvestres. Atuando de forma à conscientizar a população em geral sobre a necessidade de adotar-se os princípios da posse responsável, a ADIA trabalha pelos direitos desses animais, direitos reconhecidos pela ONU, através da Declaração Universal dos Direitos dos Animais; pelo Governo do Brasil, conforme consta na Constituição Federal; pelo Governo Paulista, segundo a Constituição do Governo do Estado de São Paulo; e, pelo Município, de acordo com a Lei Orgânica do Município em seu artigo 129.
A ADIA, outrossim, desenvolve atividades relacionadas com a assistência aos animais feridos ou abandonados, providenciando o recolhimento das vias públicas e encaminhando-os às Clínicas Veterinárias, custeando o tratamento, alimentação, vacinação e encaminhamento dos mesmos para posterior adoção. Nossa associação recebe denúncias através da população e repassa aos Órgãos competentes, solicitando providências conforme a lei.
Como histórico, a ADIA já atendeu entre caninos, felinos, eqüinos, roedores e silvestres, com as ocorrências numéricas abaixo registradas:
ATENDIMENTOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DESDE 1999 ATÉ 31 AGOSTO 2012
COM RECURSOS DE NOVE ASSOCIADOS E A DIFERENÇA PAGA PELA DIRETORIA
Banho e tosa 3
Banhos medicinais 2
Castrações 424
Cesarianas 8
Cirurgias 130
Consultas 1761
Curativos 83
Dreno 5
Eutanásias 126
Exames 37
Fisioterapia 6
Fixador externo 2
Inalações 10
Internações 264
Lavagem estomacal 1
Limpeza bicheira 3
Limpeza bucal 1
Limpeza ouvido 12
Medicamentos 1086
Óbitos 39
Pinos 5
Pulsão 2
Soro 45
Quimioterapias 231
Raio X 44
Talas imobilização 14
Táxi-dog 301
Tosa 3
Transfusão sangue 1
Vacinações V8 e feline-4 157
Consultas mutirões 626
Ambulatório Guaraú 221
Ultrassom 2
ORGANIZAÇÃO:
1ª CAMPANHA DE CASTRAÇÃO em maio 2003 = 253, com as Clínicas
Peruíbe = 51 Esquilo = 70 Polivet = 45 Clinicão = 33 Clinvet = 54
2ª CAMPANHA DE CASTRAÇÃO em maio 2004 = 187, com as Clínicas
Peruíbe = 55 Esquilo = 71 Clinicão = 30 Clinvet = 22
3ª CAMPANHA DE CASTRAÇÃO em maio 2005 = 121, com as Clínicas
Peruíbe = 50 Esquilo = 46 Clinvet = 17 Trevo = 8
ENCAMINHAMENTOS PARA ADOÇÃO 503
DENÚNCIAS REGISTRADAS 135
VALORES PAGOS DE 1999 ATÉ 31 AGOSTO 2012
para Clínicas Veterinárias em Peruíbe totaliza R$ 66.638,60
Despesas com medicamentos R$ 20.699,75
Despesas com ração R$ 55.492,80
OBS: Mediante convite do Dr. Jaime Itchiro Uehara, como Secretário Municipal de Saúde em Peruíbe em outubro/2008, esta associação pôde participar ativamente nas atividades do CCZ até 31 de dezembro do mesmo ano. Iniciamos nossa parceria com doações de medicamentos, sendo:
08 ampolas de Sulfato de Vincristina;
50 comprimidos de Gardenal de 100mg; e,
medicamento manipulado de Doxiciclina para tratamentos dos animais recolhidos no CCZ.
Ainda encaminhamos para tratamentos e cirurgias na Clínica Esquilo, desde 05/11/08, sendo: 01 cesariana; 02 eutanásias; 34 consultas, 03 internações; 06 intervenções medicamentosas; 02 cirurgias e 04 castrações.
Participamos na "feira de doação de animais", em 16/11/08 no Ginásio de Esportes.
COMUNICADO IMPORTANTE:
Em 04 de março de 2010 a ADIA foi comunicada pela Promotoria de Justiça de Peruíbe que ocorreu em Nov/07 assinatura de "Termo de Ajustamento de Conduta", firmado entre a Prefeitura de Peruíbe e o Ministério Público do Estado de São Paulo (reivindicado desde 2002 pela ADIA). A importância desse documento é estabelecer algumas proibições à Prefeitura, visando defender a vida dos animais e exigir a manutenção adequada aos mesmos, enquanto deverão providenciar informativos sobre a campanha de adoção e de castração.
A ADIA foi solicitada para averiguar eventuais descumprimentos de suas cláusulas.
VALORES PAGOS DE 1999 ATÉ 31 AGOSTO 2012
para Clínicas Veterinárias em Peruíbe totaliza R$ 66.638,60
Despesas com medicamentos R$ 20.699,75
Despesas com ração R$ 55.492,80
OBS: Mediante convite do Dr. Jaime Itchiro Uehara, como Secretário Municipal de Saúde em Peruíbe em outubro/2008, esta associação pôde participar ativamente nas atividades do CCZ até 31 de dezembro do mesmo ano. Iniciamos nossa parceria com doações de medicamentos, sendo:
08 ampolas de Sulfato de Vincristina;
50 comprimidos de Gardenal de 100mg; e,
medicamento manipulado de Doxiciclina para tratamentos dos animais recolhidos no CCZ.
Ainda encaminhamos para tratamentos e cirurgias na Clínica Esquilo, desde 05/11/08, sendo: 01 cesariana; 02 eutanásias; 34 consultas, 03 internações; 06 intervenções medicamentosas; 02 cirurgias e 04 castrações.
Participamos na "feira de doação de animais", em 16/11/08 no Ginásio de Esportes.
COMUNICADO IMPORTANTE:
Em 04 de março de 2010 a ADIA foi comunicada pela Promotoria de Justiça de Peruíbe que ocorreu em Nov/07 assinatura de "Termo de Ajustamento de Conduta", firmado entre a Prefeitura de Peruíbe e o Ministério Público do Estado de São Paulo (reivindicado desde 2002 pela ADIA). A importância desse documento é estabelecer algumas proibições à Prefeitura, visando defender a vida dos animais e exigir a manutenção adequada aos mesmos, enquanto deverão providenciar informativos sobre a campanha de adoção e de castração.
A ADIA foi solicitada para averiguar eventuais descumprimentos de suas cláusulas.
REPRESENTANTE DA ADIA:
Iara Paladino como Presidente (3455-7239)
DOAÇÕES:
Banco CAIXA (104)- Agência 1438 - Operação 013 - Conta 15534-5
www.peruibe.com.br/Entidadeslist.php
NOVO INFORME:
CONSELHO DE PROTEÇÃO ANIMAL
Dia 04 de Outubro, promulgado através de Lei, como sendo o "Dia do Animal" pela Prefeita Milena Bargieri, uma comissão acompanhada pelo Vereador André de Paula, com horário agendado, foi recebida pela prefeita, pelo Sr. Israel de Souza (Magal) e Dr. Antonio Carlos Abude. Após discurso da própria Milena de como ela administra bem a cidade..., e que é vegetariana há 15 anos e nem derivados do leite consome..., apesar de ainda não ter deixado de usar artefatos de couro...; irá estudar se dará aprovação da Criação do Conselho, mesmo que ainda não entendeu qual o fundamento; qual a intenção; para que serviria o referido Conselho, etc. Enfim, vai dar o parecer jurídico e político posteriormente, depois de exaustivo estudo sobre o caso.
A Minuta foi protocolada dia 22 de Setembro 2010 e até a presente data (31/AGO/2012)
não obtivemos sua resposta.
Mas, para maior indignação, a Sra. Prefeita garantiu um emprego para o
filho do vereador Anielo (falecido), nomeando Marcelo Abid Pernice, para ocupar
uma vaga de Chefe de Serviço na
Zoonoses, desde 01 de dezembro de 2010, onerando os cofres do município em mais
de R$ 2.000,00, sendo que não gasta com o necessário que é um Veterinário para
o mesmo local; nem em vermífugos para distribuir para a população de baixa
renda; nem anestésico (esta informação do próprio chefe Marcelo); ou medicamento para quimioterapia aos cães
com tumor venéreo.
Sabemos que a saúde não é preocupação desta prefeitura, uma vez que o
próprio PS é uma calamidade pública, o que não poderia ser esperado nada melhor
para os animais da cidade.
Um Inquérito Civil contra a Zoonoses aberto em 2006, com vários volumes,
ocupa lugar nas prateleiras da
Promotoria de Justiça de Peruíbe.
Desde Set/2011 já temos uma Promotora efetiva para que possa acompanhar
e cobrar o cumprimento do TAC assinado desde Nov/2007 e que nunca foi seguido
pela prefeitura.
A
Delegacia de Polícia do Caraguava encaminhou documentos para a Promotoria de
Justiça para que o Sr. Marcelo Adib Pernice seja chamado a ESCLARECER pelo B.O
de maus-tratos datado de março/2011, E PELA PRÁTICA IRREGULAR DA PROFISSÃO DE
MÉDICO VETERINÁRIO, pois seu CRMV somente foi expedido em 14.04.2011.
Fatos:
Temos a Lei nº 1.888, de 06 de
Novembro de 1.998, da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe,
onde consta em sua redação:
Artigo 1º prevê o desenvolvimento
de ações objetivando o controle das populações animais.
Artigo 3º, item 2 determina que o Agente
Sanitário seja o Médico Veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, do
Departamento de Saúde Municipal. No item 9 prevê dependências apropriadas do
CCZ, do Departamento de Saúde Municipal, para alojamento e manutenção dos
animais apreendidos.
Artigo 4º, item IV constitui objetivo
básico preservar a integridade física e sanitária dos animais no município de
Peruíbe.
Artigo 5º, item I, como objetivo básico,
prevenir, reduzir e eliminar as causas de sofrimento aos animais. No item III,
promover programas específicos e controlados por agentes sanitários (Médicos
Veterinários, conforme artigo 3º, item 2), de forma humanitária, visando o
controle de animais e sua proteção.
História de Peruíbe nesse
aspecto:
A construção CCZ Peruíbe ocorreu
em 2003. A Administração Municipal de Peruíbe entregou à população o prédio do
CCZ, totalmente recuperado, conforme o Edital BOM – Ano IX – nº 227 de
18/02/2006, em Edição Especial de Aniversário.
Em
decorrência de denúncias de mortes ocorridas no CCZ, foi instaurado um
Inquérito Civil em 2006; e, para que não houvesse mais atrocidades no trato com
os animais, foi assinado em 27 de novembro de 2007 um Termo de Ajustamento de
Conduta firmado entre a Prefeitura de Peruíbe e o Ministério Público do Estado
de São Paulo.
Em
04 de março de 2010, a Promotoria de Justiça de Peruíbe encaminhou ofício para
a ADIA - Associação de Defesa dos Direitos dos Animais, com cópia do TAC, para
conhecimento e solicitando eventuais informações acerca do cumprimento de suas
cláusulas.
Em 05 de abril de 2010 a ADIA
protocolou resposta para a Promotoria, onde relataram a necessidade de adequar
os trabalhos do CCZ, por não estarem sendo cumpridas algumas determinações.
PUBLICAÇÃO NO JORNAL DE PERUÍBE NA 1ª QUINZENA DE ABRIL 2011
Abaixo relatamos
as pendências para que o Centro de Controle de Zoonoses aprimore sua atuação:
a) há pouca divulgação de animais para adoção;
b) houve pouquíssimas feiras de animais para
doação, em mais de dois anos desta administração;
c) houve pouquíssimas
castrações pelo CCZ.
Com documentação encaminhada ao Conselho Municipal de
Saúde, pede-se aprovação de verba do SUS para o “Programa de Esterilização de
Animais e para tratamento de animais recolhidos ao SCZ-Peruibe”. Porém, até
abril de 2010 nem havia sido entregue essa documentação.
No mesmo relatório, consta do Instituto Pasteur: “O
Município de Peruíbe deve ter por metas a castração de 7.550 fêmeas da espécie
canina (80% das fêmeas estimadas) e 1.442 fêmeas da espécie felina (80% das
fêmeas estimadas), durante o ano de 2010, e manter esta proporção anual, para
alcançar o controle da dinâmica populacional de cães e gatos em cinco anos
(AMAKU 2009a, b; DIAS 2004).
A título de esclarecimento, ..., um aporte de recursos desta
ordem precisa ser considerado para o planejamento anual de atividades, com
indicação da fonte de financiamento.”
NOSSA REALIDADE: mediante informações prestadas em
março de 2011 para uma munícipe inscrita na lista de castrações para seus cães,
é que a chamada para agendamento ainda estava no nº 300.
ESCLARECIMENTO: O Município tem por obrigação custear
as castrações para a população, com verba destinada pelo SUS, desde que a
burocracia seja cumprida pelo CCZ e a referida verba seja liberada.
Conforme informações do Dr. Antonio Abude, então gerente do SCZ-Peruibe (2011) alegou que “com
a contemplação dos recursos necessários e contar com convênios com clinicas
veterinárias, Faculdades de Medicina-Veterinária, Organizações da Sociedade
Civil de Interesse Público (OSCIP) que serão credenciadas pela Prefeitura do
Município de Peruíbe, a fim de atingir as metas que tornam o programa eficaz
(Brasil, 1999b, 2001).”
FATOS: Até a presente data nem convênios estão
firmados entre as clinicas, sendo que as castrações ainda se resumem em
clínicas particulares com suas próprias campanhas e cobrando pelas cirurgias.
O que avançamos no referido planejamento?
d) até junho 2012 não há médico
veterinário no CCZ, nem houve convocação para nomeação de nenhum dos 91
aprovados no concurso público realizado em 2006, para preenchimento
da única vaga existente.
e) falta distribuição gratuita de vermífugo
para os animais da população carente de Peruíbe, obrigação de fornecimento pelo
CCZ.
f) não há
vacinação gratuita contra a leptospirose para animais de Peruíbe, como
prevenção da doença geralmente letal. Prevenção que o CCZ tem que cumprir.
g) suprir nas
prateleiras da farmácia do CCZ, o anestésico, sendo necessário estoque para
quem tem por planejamento castrar e eventualmente praticar a eutanásia, para
atenuar qualquer sofrimento aos animais.
Desde final do ano de 2010 a ADIA tomou conhecimento
que este medicamento estava escasso; e se confirmou em 11 de março de 2011 em
reunião entre o Responsável Técnico Dr. Antonio Abude, Sr. Israel (Magal) e
Iara da ADIA.
h) não há palestras de “posse responsável” para a população; exceto,
quando há castração de animal.
i) nunca houve “censo animal”, onde mediante esse cadastro pode-se
identificar eventuais responsáveis por abandono de animais; animais perdidos; etc.
Desde janeiro de 2009 desta administração pública, houve algum avanço no
CCZ?
A manutenção que
efetuam é apenas pintura.
Já consertaram a caixa de esgoto que tinha as tampas quebradas ao redor do prédio dos canis?
Há disponibilizado
maior nº de pessoas para limpeza dos canis?
Os animais recebem
tratamento adequado de limpeza, atendimento médico, para poderem estar em boas condições
de saúde para serem adotados?
Por que não há mais
feiras de adoção e posse responsável?
Somente um médico veterinário deve se preocupar
em tratar da saúde do animal. As “agentes de zoonoses” foram nomeados através
de concurso público para tratarem das denúncias de maus tratos, efetuarem
visitas às residências; e, cuidar da parte burocrática de adoções, campanhas,
divulgação, cadastro de animais, elaborarem palestras; etc. Porém, ainda se
revezam em medicar os animais doentes? Ou é o pessoal da limpeza que medica?
Quando
houver interesse da Prefeitura em cumprir o acordo assinado em NOV/2007, para
ajustar sua conduta em relação ao trato dos animais, teremos as castrações
acontecendo sem custo algum para a população; e, teremos atendimento gratuito
aos animais de famílias carentes.
O CCZ tem a função de zelar pela saúde
pública, controlando doenças dos animais; e autuando eficazmente contra quem
pratica maus tratos aos animais, inclusive indicando às autoridades competentes
os crimes enquadrados como ambientais.
.
DIA 13 DE
JUNHO DE 2011 a ADIA protocolou no Ministério Público que o Sr. Marcelo Adib
Pernice comprove seu registro junto ao Conselho Regional de Medicina
Veterinária, onde desde 01/12/2010 o mesmo se intitula naquele órgão como sendo
o Veterinário da Zoonose. O CRMV de SP veio conferir a denúncia e após
a visita da representante surgiu no site o nº de seu registro em abril.
A
consciência é de todo cidadão de exigir da Prefeitura que se cumpra
a meta de castrar os cães e gatos de nossa cidade, sem nenhum custo para a população
de baixa renda.
Conforme a Lei Municipal e o
Termo de Conduta, os animais devem ser tratados, vacinados, vermifugados e
castrados. É obrigação de a Prefeitura zelar pela saúde pública cuidando dos
animais da cidade e controlando o crescimento dessa população.
NENHUM VEREADOR DE PERUÍBE
CONHECE O CCZ, mas sabiam que a vaga estava reservada para o filho do vereador
Anielo (falecido).
Desde julho de 2012 o CCZ está sob a responsabilidade do Projeto
da Chalana, onde 3 veterinárias estão cuidando exemplarmente dos animais ali
recolhidos, onde todos têm prontuário médico, fizeram exames de sangue e
recebem melhor alimentação e medicamentos em horários certos conforme o
prescrito. A Coordenação está sob a responsabilidade da Dra. Ilza, que ama e
respeita dos animais. Não há mais eutanásias naquele Centro, somente ocorre
óbito daqueles que não resistem às doenças.
A ADIA pediu ao Ministério Público que conceda “concessão” para
esse projeto, uma vez que a prefeitura nunca cumpriu o Termo de Ajustamento de
Conduta - TAC assinado em 2007. Que acabem as articulações políticas fingindo
ser mérito de algum homem público e que seja uma imposição da Justiça do Meio
Ambiente.
Denunciem maus tratos contra os animais
(crime previsto em Lei federal 9.605/98 art. 32, com penas de detenção e multa)
para: a Zoonose, para a Polícia Ambiental, Polícia Militar, Guarda Municipal; todos têm o dever e o poder para cobrir
a ocorrência.
Todo cidadão deve zelar
pelos animais e não esperar que outras pessoas o façam.
Não
neguemos ajuda aos animais abandonados, machucados ou mau-tratados. Não
abandonemos crias de animais nas portas dos outros, covardemente.
Que
os homens tenham Deus no coração, sabendo praticar a caridade para com todos,
inclusive aos animais.
Iara
Paladino
Para várias doenças
há receitas caseiras (extraído
da ONG Anjo de Patas, de Caraguatatuba)
==uma boa
alimentação é muito importante. Achei um site que explica direitinho: http://www.osgatos.com.br/alimento.html
==mantendo-o aquecido, principalmente no frio. Se não puder ter uma casinha própria, fechadinha, coloque uma caixa de papelão dentro de outra, formando uma casinha fechada. Assim evita que seu bichinho pegue uma corrente de vento e fique gripado, o que geralmente evolui para uma pneumonia e na maioria dos casos leva-os à morte. Agora, o melhor mesmo é deixá-lo dormir dentro de casa (e é tão bom....)
==manter as vasilhas limpas pois a sujeira acumula fungos e bactérias que transmitem doenças. Lave-as todo dia.
==deixe sempre água limpa para seu animal beber, afinal êle não sabe pedir quando estiver com sede. E a água é imprescindível para sua saúde.
Mas... caso seu bichinho esteja amuado, tristinho, espirrando ou tossindo, é bom levá-lo logo ao veterinário, mas... se você estiver num daqueles dias em que o financeiro está em baixa, vou tentar ajudar colocando algumas soluções achadas na net.
E que tal usarmos produtos que não façam mal ao seu pet? vamos lá gente! tá na hora de mudarmos de atitude e preservar a saúde de nossos bichinhos. Aquí vão várias dicas pra lá de boas:
== produto caseiro para substituir o frontline: pode ser usado tanto em cães quanto em gatos.
Receita tirada do blog:
http://caopreferido.blogspot.com/2009/10/com-fazer-um-frontline-caseiro.html
1 litro de álcool - compre álcool de cereais - é melhor do que o de supermercado
30 pedras de cânfora ou 60g.
1 pacotinho de cravo da índia
1 copo de vinagre branco.
Obs: Não leva água.
Modo de fazer:
Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora.
Misture todos os ingredientes, coloque num borrifador de plantinhas. Cuidado com os olhos do seu bichinho.
Use bastante nos pêlos de cães ou gatos; na casa depois de varrer; nas casinhas deles... até em você pois o efeito repelente serve contra mosquitos em humanos também.
Borrifar esta solução antes do banho e envolver com uma toalha. As pulgas saem mortas e os carrapatos quase morrendo!
Depois é só dar o banho, secar e colocar mais solução pra garantir.
== sarna, pulgas, carrapatos (repelente natural): prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue. Deixe secar naturalmente.
Galhos da erva-de-santa-maria (ou canema) sob a cama deles agem como repelente.
* Mais contra pulgas e carrapatos e outras informações valiosíssimas:
http://www.maedecachorro.com.br/2010/02/sai-de-mim-deixe-seu-pet-livre-das.html
* Mais sobre carrapatos:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090630194449AA2AOqz
* ou dar banho com sabonete Matacura (nada natural...)
== use babosa, confrei, neen, suplemento alimentar natural, etc. Vejam sua utilizações:
http://www.maedecachorro.com.br/2009/02/diga-adeus-aos-carrapatos.html
== sarnas: passar babosa todos os dias até que os pelos comecem a crescer. Não faz mal que o bichinho lamba pois a babosa é um santo remédio.
* Ou use a pomada Vetaglos (pouco, hein? que isso é química...).
== pequenos machucados: jogar própolis ou passar babosa.
== gripe, resfriado em GATOS= remédio natural:
ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.
Fonte: Elizabeth Estevão, médica veterinária, mestre em homeopatia e professora dos cursos de homeopatia e fitoterapia da Facis-Ibehe.
* mais uma receita natural:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=1246
* neste site tem um antibiótico (nada natural) mas que é muito bom para gripes fortes:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=346
== gripes e resfriados em CÃES: veja matéria: http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=1679
== fortificante e é bom também para problemas de pele (vit.A):
bater cenoura no liquidificador com um pouco de água, misturar com carne moída cozida (carne crua dá vermes) e guardar. Ao dar a ração misture um pouco desse preparado.
== calmantes, desintoxicantes, fortificantes, cicatrizantes, gripes... e muito mais!! tudo natural! Aquí:
http://www.portaldacinofilia.com.br/portal/2010/07/24/receitas-caseiras-para-tratar-seu-cachorro/
== e se o olho estiver vermelho e/ou lacrimejante e/ou remelento: pingue uma gota do colírio Garasone (de farmácia-e serve para dor de ouvido tb) em cada olho, todo dia, até sua total melhora.
* Mas se o olho estiver muuuuito ruim:
http://ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=2391
== bicheira em cães:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090310172827AAUxeLE
== diarréia: fazer soro caseiro e colocar no lugar da água. Outra coisa muito boa é água de côco, que pode ser dada sempre.
== diarréia devido a giardia: Tratamento para
gatos:==mantendo-o aquecido, principalmente no frio. Se não puder ter uma casinha própria, fechadinha, coloque uma caixa de papelão dentro de outra, formando uma casinha fechada. Assim evita que seu bichinho pegue uma corrente de vento e fique gripado, o que geralmente evolui para uma pneumonia e na maioria dos casos leva-os à morte. Agora, o melhor mesmo é deixá-lo dormir dentro de casa (e é tão bom....)
==manter as vasilhas limpas pois a sujeira acumula fungos e bactérias que transmitem doenças. Lave-as todo dia.
==deixe sempre água limpa para seu animal beber, afinal êle não sabe pedir quando estiver com sede. E a água é imprescindível para sua saúde.
Mas... caso seu bichinho esteja amuado, tristinho, espirrando ou tossindo, é bom levá-lo logo ao veterinário, mas... se você estiver num daqueles dias em que o financeiro está em baixa, vou tentar ajudar colocando algumas soluções achadas na net.
E que tal usarmos produtos que não façam mal ao seu pet? vamos lá gente! tá na hora de mudarmos de atitude e preservar a saúde de nossos bichinhos. Aquí vão várias dicas pra lá de boas:
== produto caseiro para substituir o frontline: pode ser usado tanto em cães quanto em gatos.
Receita tirada do blog:
http://caopreferido.blogspot.com/2009/10/com-fazer-um-frontline-caseiro.html
1 litro de álcool - compre álcool de cereais - é melhor do que o de supermercado
30 pedras de cânfora ou 60g.
1 pacotinho de cravo da índia
1 copo de vinagre branco.
Obs: Não leva água.
Modo de fazer:
Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora.
Misture todos os ingredientes, coloque num borrifador de plantinhas. Cuidado com os olhos do seu bichinho.
Use bastante nos pêlos de cães ou gatos; na casa depois de varrer; nas casinhas deles... até em você pois o efeito repelente serve contra mosquitos em humanos também.
Borrifar esta solução antes do banho e envolver com uma toalha. As pulgas saem mortas e os carrapatos quase morrendo!
Depois é só dar o banho, secar e colocar mais solução pra garantir.
== sarna, pulgas, carrapatos (repelente natural): prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue. Deixe secar naturalmente.
Galhos da erva-de-santa-maria (ou canema) sob a cama deles agem como repelente.
* Mais contra pulgas e carrapatos e outras informações valiosíssimas:
http://www.maedecachorro.com.br/2010/02/sai-de-mim-deixe-seu-pet-livre-das.html
* Mais sobre carrapatos:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090630194449AA2AOqz
* ou dar banho com sabonete Matacura (nada natural...)
== use babosa, confrei, neen, suplemento alimentar natural, etc. Vejam sua utilizações:
http://www.maedecachorro.com.br/2009/02/diga-adeus-aos-carrapatos.html
== sarnas: passar babosa todos os dias até que os pelos comecem a crescer. Não faz mal que o bichinho lamba pois a babosa é um santo remédio.
* Ou use a pomada Vetaglos (pouco, hein? que isso é química...).
== pequenos machucados: jogar própolis ou passar babosa.
== gripe, resfriado em GATOS= remédio natural:
ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.
Fonte: Elizabeth Estevão, médica veterinária, mestre em homeopatia e professora dos cursos de homeopatia e fitoterapia da Facis-Ibehe.
* mais uma receita natural:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=1246
* neste site tem um antibiótico (nada natural) mas que é muito bom para gripes fortes:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=346
== gripes e resfriados em CÃES: veja matéria: http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=1679
== fortificante e é bom também para problemas de pele (vit.A):
bater cenoura no liquidificador com um pouco de água, misturar com carne moída cozida (carne crua dá vermes) e guardar. Ao dar a ração misture um pouco desse preparado.
== calmantes, desintoxicantes, fortificantes, cicatrizantes, gripes... e muito mais!! tudo natural! Aquí:
http://www.portaldacinofilia.com.br/portal/2010/07/24/receitas-caseiras-para-tratar-seu-cachorro/
== e se o olho estiver vermelho e/ou lacrimejante e/ou remelento: pingue uma gota do colírio Garasone (de farmácia-e serve para dor de ouvido tb) em cada olho, todo dia, até sua total melhora.
* Mas se o olho estiver muuuuito ruim:
http://ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=2391
== bicheira em cães:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090310172827AAUxeLE
== diarréia: fazer soro caseiro e colocar no lugar da água. Outra coisa muito boa é água de côco, que pode ser dada sempre.
== diarréia devido a giardia: Tratamento para
http://ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=2471
* Diarréia com sangue (giardia) Tratamento para
gatos:
http://ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=2065
== vermífugo: vermifugue regularmente seu bichinho, pois os vermes podem matar (é muito importante manter o bichinho livre de pulgas e carrapatos pois êles são transmissores de muitas doenças, inclusive vermes).
Veja matéria explicativa:
http://www.ciadogatopersa.com.br/inicio.htm
* Para
gatos: aquí tem opções de remédios para vermes:
http://ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=2379
== dermatite alérgica:
http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=3091 ~~~~~~~~//~~~~~~~~
==
receita de LEITE CASEIRO PARA FILHOTES DE CÃES (sucedâneo): tirado do: http://www.portaldacinofilia.com.br/portal/2010/05/25/receita-de-leite-caseiro-para-filhotes/
. 200 ml de leite integral
. 1 gema de ovo
. 1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol)
. 1 pitada de sal
. 1 col. de chá de mel
. 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
. 1 col. de sopa de água filtrada
. 200 ml de leite integral
. 1 gema de ovo
. 1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol)
. 1 pitada de sal
. 1 col. de chá de mel
. 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
. 1 col. de sopa de água filtrada
== ANIMAIS FUMANTES (aposto
que vc não sabia...) Veja o mal que faz...
http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=3134
http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=3134